segunda-feira, 3 de maio de 2010

Resumindo, resuminho

GAE1

A GAE1 teve como objetivo introduzir os conceitos básicos sobre algoritmos e linguagens de programação, em especial, Pascal. Foi possível aprender a escrever, compilar e rodar programas simples em Pascal.
O desafio mais fácil de ser executado foi o Faça você mesmo 5 (desenho do quadrado).
O desafio mais difícil de ser executado foi o Faça você mesmo 10, que necessitava uma visão espacial. Pois, era preciso representar uma figura sólida (cubo) no plano.
O desafio que mais gostei foi o desafio do termômetro, pois é um programa com aplicabilidade prática.
O desafio que menos gostei foi desenhar o cubo (faça você mesmo 10). Foi o mais trabalhoso.

GAE2

A GAE2 ampliou os conhecimentos sobre a estruturação de algoritmos e a aplicação de raciocínio lógico na resolução de problemas.
O desafio mais fácil de ser executado foi o Passo a passo 3. Pois, trocar a lâmpada é uma atividade corriqueira.
O desafio mais difícil de ser executado foi o Faça você mesmo 2 (passar o leão, a cabra e a grama).
O desafio que mais gostei foi o Faça você mesmo 4. Pois o algoritmo era livre, podíamos escolher qual o tipo de problema a ser resolvido.
O desafio que menos gostei foi o Faça você mesmo 2. O algoritmo do leão, da cabra e da grama, foi bem trabalhoso.

GAE3

A GAE3 nos proporcionou aprender novos comandos e estruturas em pascal, em especial o comando de repetição 'for', que nos proporciona aumentar a complexidade dos programas.
O desafio mais fácil de ser executado foi o Passo a passo 1, que consistia apenas em declarar e imprimir o valor de variáveis.
O desafio mais difícil de ser executado foi o Desafio Máquina do tempo.
O desafio que mais gostei foi o Desafio Máquina do tempo. Foi o mais interessante.
O desafio que menos gostei foi o desenho do hexagono (Faça você mesmo 1).

GAE4

A GAE4 aprensentou novas estruturas de controle para o pascal. Tais estruturas podem ser sequenciais, repetitivas e alternativas, por meio dos comandos WHILE e REPEAT (estrutura de controle repetitiva). E IF (estrutura de comando alternativa).
O desafio mais fácil de ser executado foi o programa para a loja que vende pregos (Passo a passo 3), pois já havia sido feito um programa semelhante anteriormente.
O desafio mais difícil de ser executado foi o fazer a estatica das idades de um grupo de indivíduos. (Faça você mesmo 4).
O desafio que mais gostei foi o Faça você mesmo 3 (desenhar um polígono regular qualquer). Foi bom ver o programa funcionando.
O desafio que menos gostei foi a estatística das idades(Faça você mesmo 4) . Foi o desafio mais trabalhoso feito até agora.

Desenvolvimento das aulas

As atividades têm sido bem interessantes até agora. Estamos aprendendo, de forma simples, sobre o funcionamento de computadores e seus programas. Além disso, estamos sendo capazes de criar e implementar algoritmos para a resolução de vários tipos de problemas.
O sistema de AutoEstudo é eficiante pois podemos resolver as atividades no momento e no lugar que nos é mais conveniente, e, caso haja dúvidas nessas atividades, temos as aulas presenciais e monitoria para nos ajudar a compreender as atividades.

domingo, 4 de abril de 2010

Shift e Open door

Os links dos jogos são:

Shift: http://www.haznosblog.kit.net/2008/shift/

Open door: http://www.kongregate.com/games/soapaintnice/open-doors


O jogo escolhido foi o Open doors.
O jogo é simples, e muito facil de se aprender a jogar. As instruções são simples, porém bem completas. Basta levar a caixa ao lugar marcado com o X, abrindo e fechando portas pelo caminho. A caixa é guiada utilizando-se as setas do teclado.
As primeiras fases do jogo são muito simples de se passar, entretanto as outras podem te levar a pensar bastante (não cheguei ao final). Enfim, é um jogo de estratégia bem interessante.

Aqui tem dicas para se chegar até a fase N (neste caso fase 2) de olhos fechados.

FASE 1:

Baixo

Direita

Direita

Direita

Cima

Direita

Direita

Baixo

Direita

FASE 2:

Baixo

Baixo

Baixo

Direita

Cima

Direita

Baixo

Direita

Cima

Cima

Esquerda

Esquerda


Meu primeiro desenho em PascaL











program quadrado;


begin
pfrente(100);
pdireita(90);
pfrente(100);
pdireita(90);
pfrente(100);
pdireita(90);
pfrente(100);
end.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Atividade - Estilos de pensamento

SC 48.
Concordo com o resultado do teste. Como dito na interpretação dos resultados: "Para estes a realidade consiste naquilo que eles podem detectar através dos seus sentidos físicos (...) Eles percebem e relembram detalhes com facilidade, podendo
também recordar, sem esforço regras, fórmulas, datas e informações específicas." Tenho muita dificuldade em aceitar termos e conceitos muito abstratos. Além disso sempre possui grande facilidade em ciências exatas, possuido habilidades como as ditas acima.

SA 32.
Concordo também em ter obtido um valor mais baixo nesse quesito.
Foi dito na interpretaçao:
"São aqueles que amam o mundo da teoria e o pensamento abstrato.
Eles adoram pensar em conceitos e analisar a informação.
Geralmente os SA são os que se tornam grandes filósofos ou cientistas
pesquisadores!"
Detesto tudo isso...

AA 48.
Discordo completamente.
"O mundo real para os aprendizes AA é aquele dos sentimentos e das emoções. "
Esse, definitivamente, não sou eu...

AC 32.
Também discordo. Esse é um estilo mais parecido comigo.
"Assim como os SC, eles também se apoiam na realidade, porém desejam
tomar mais o enfoque de tentativa e erro."
"Os AC precisam encontrar alternativas para fazer as coisas à sua moda."
São pontos que me assemelho.
Acredito que deveria ter obtido uma pontuação maior.